quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Espinossauro




















































































































O Espinossauro foi um dos maiores dinossauros carnívoros que já existiu, sendo bem maior que o dinossauro mais famoso do universo, o Tiranossauro Rex, mais conhecido como o rei dos dinossauros. Em 1912 na África, foi descoberto um esqueleto de Espinossauro ainda não completo. Nomeado em 1915 por Stromer, o fóssil era composto por poucos ossos. Essas peças eram:



Parte da maxila;


Parte da mandíbula;


19 dentes;


2 vértebras cervicais;


7 vértebras dorsais;


3 vértebras sacrais;


1 vértebra caudal;


costelas;


Elementos da gastrália.



Essas poucas peças de fósseis forneceram ao paleontólogos boas informações sobre o Espinossauro. As suas vértebras dorsais eram bem incomuns para um predador. Isso chamou muito a atenção. O Esqueleto do animal, era bem semelhante a de um enorme crocodilo, isso levou aos cientistas a pensarem que ele pescava peixes, pois suas mandíbulas eram finas demais para agarrar grandes saurópodes, e seus dentes não foram feitos para machucar muito. Mas, o Espinossauro tinha braços extremamente fortes que com isso ele não só podia usar para agarrar sua vítima e depois matá-la (independente do dinossauro, especialmente um mediano) como também poderia usar para pescar, o que era mais de seus hábitos. Sendo assim, o Espinossauro era um predador e pescador. Mas o Espinossauro não só comia saurópodes e peixes como comia vários tipos de Pterossauros e outros predadores por causa de peixes. Foram encontrados várias vértebras de Pterossauros com marcas de mordida que pertencia a um Espinossauro. E um dos predadores que eram inimigos do Espinossauro que também disputavam brigas por causa peixe era o Bahariassauro. Um predador de porte médio. E um dos principais rivais do Espinossauro era o Carcharodontossauro. Um dinossauro maior que o próprio Espinossauro e também mais poderoso. O Primeiro fóssil encontrado lá no Egito que era de um Espinossauro, foi destruído por um terrível bombardeio.

O Espinossauro, cujo nome significa "Lagarto com espinhos". Mas esse nome não é muito adequado porque o Espinossauro não tinha espinhos, ele tinha uma enorme barbatana. Mas as vértebras da barbatana era composta por pequenos espinhos. Sua bartatana era bem colorida em relação ao resto do corpo, e provavelmente servia de exibição para atrair os parceiros, disputar territórios e para controlar o calor do sangue, isso permitia que fosse mais ágil que outros dinossauros, isso ajudava muito na caça de saurópodes e na pesca de peixes. Porém em batalhas com outros terópodes, sua vela sendo bastante destacada, seria um ponto em que poderia ser mordido, onde não só tinha pouca defesa como também era um lugar muito vulnerável que com danos a mesma o levaria a morte facilmente.

O Espinossauro começou a ser popular após participar do filme JP3 ( Jurassic Park 3 ). Os produtores do JP3 queriam que o terceiro filme fosse bem diferente dos outros 2. Mas ele cometeu um grande erro por querer enfeitar muito o filme. O filme pode até ser legal mas não é tão educativo assim porque no filme o Espinossauro mata o T-Rex. Eles fizeram isso porque queriam subistituir ele e colocar outro no lugar. Mas pelo menos devia ser um Giganotossauro. Só falta do próximo filme de JP aparecer o Espinossauro novamente ou um Alossauro ou Carnotauro e de repente um deles matar novamente um T-Rex, se é que tenha o próximo filme.. No JP3 no Making Of e em outra página do Bonus Especiais, eles até disseram que poderiam saber a ferozidade do Espinossauro pelo tamanho do animal. Mas o que isso tem a ver? O Velociraptor é pequeno e ainda sim feroz. Se quiser saber mais entre no blog do Tirano Sauro Rex e leia a postagem da critica sobre o filme. http://tempodosdinossauros.blogspot.com/.

Na primeira foto dessa postagem aqui do Espinossauro, você vê 2 Espinossauros, na outra um Espinossauro sozinho, na outra ali o Espinossauro, um outro dino e outro spino ali, e a outra mostra o tamanho do Espinossauro comparado a um homem e nas outras não preciso falar coisa nenhuma. O Espinossauro é enorme né? Foi o que pensei!

Informações do dinossauro



Nome: Espinossauro.


Nome cientifíco: Spinosaurus Aegyptiacus.


Tamanho: De 17 à 18 metros de comprimento e 6 metros de altura.


Peso: Cerca de 7 toneladas.


Local: Egito.


Época: Período Cretáceo.


Alimentação: Carnívora.


Família: Spinosauridae.












11 comentários:

  1. Você diz muito mal do espinossauro.Do nota péssimo

    ResponderExcluir
  2. Nem tanto e você não pode me culpar por falar algumas coisas sobre ele só porque tu é fanático pelo Espinossauro.

    ResponderExcluir
  3. cara uma coisa q eu te digo é q o Gustavo era fanático pelo spino igual a vc..!!!

    ResponderExcluir
  4. e o espinhosauro e maior né do que o rex e como apareçeu uma unica vantajem para o espinhosauro ganhar do rex porque o rex tinha brasos pequeninos e unha pequenas nao podia o aranhar e rasgalo mas o espinhosau ro tinha brasos longos e essa foi a vantajem dele porque se for em força e empatado tamanho nao claro o tamanho nao emporta.

    ResponderExcluir
  5. Cara ñ tendi nada,então aprenda a escrever .! --'

    ResponderExcluir
  6. Nunca fui fanático do T-Rex, muito menos o Espinossauro, só defendia o spino porque achava ele mais forte, mas vi provas de que o T-Rex ganha. Que nem Goku vs Superman, agora acho que o Superman ganha.

    ResponderExcluir