quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Albertossauro (DESATUALIZADO)


Albertossauro, cujo nome significa "Lagarto de Alberta", local onde foi primeiramente encontrado em 1884, em afloramento junto ao rio Red Deer, por Joseph B. Tyrrell, foi um dinossauro terópode e bípede, parente do Tiranossauro, que viveu há 76 a 76 milhões de anos atrás, no Cretáceo Superior.



Era semelhante ao Tiranossauro Rex, tanto na aparência quanto na ferocidade. Típico de sua família, os Albertossauros tinham crânios robustos, de 1m de comprimento, dotado de quase 60 dentes irregulares, longos e curvos como bananas, mandíbulas poderosas para caçar hadrossauros e ceratopsianos, além de pernas musculosas. Com seu corpo esbelto, cauda de contrapeso, braços pequenos e aberturas no crânio para redução de carga, era tão rápido quanto grande, excedendo 48 km/h, próximo a velocidade de um leão, alcançando facilmente as presas e não dando escolha a elas senão lutar.

Era uma versão menor e mais rápida do Tiranossauro, para herbívoros incapazes de se defender, que só poderiam correr, o Albertossauro era o terror. Além de veloz, ele tinha força na mordida, digna de um primo do Tiranossauro, o tornando um predador mortal. O único problema, é que seus ossos eram ocos, e dependia muito das pernas em uma batalha. Se elas fossem comprometidas, seria o fim para o ele, e isso não seria impossível para o Paquirinossauro, um poderoso ceratopsídeo que tinha quase o mesmo porte.

É possível confundi-lo com um Tiranossauro, mas o Albertossauro difere dele no crânio fino e comprido, proporcionalmente menor ao corpo, pequenas cristas mais notáveis, pernas mais longas, um pescoço também longo, e um esqueleto mais fino, compondo um corpo menor e mais magro, porém, elegante.








Informações do dinossauro


Nome: Albertossauro.
Nome científico: Albertosaurus libratus, Albertosaurus sarcophagus e Albertosaurus megagracilis.
Tamanho: 9 metros de comprimento e 3,70 de altura.
Peso: 3 toneladas.
Local: América do norte.
Época: Período Cretáceo.
Alimentação: Carnívora.
Grupo: Terópode.
Família: Tyrannosauridae.

Um comentário:

  1. " Algum tempo atrás " ? Albertossauro foi descoberto em 1.884 faz mais de um século

    ResponderExcluir