domingo, 31 de outubro de 2010

Edmontossauro




O Edmontossauro, cuja nomeação tem como significado "Lagarto de Edmontom", referente ao local onde fora desenterrado, foi um animal herbívoro semi-bípede pertencente ao grupo dos Ornitópodes, os famigerados "Bicos-de-pato" e era contituido por 3 espécies: "Edmontosaurus regalis, Edmontosaurus annectens e Edmontosaurus saskatchewanensis".



Media aproximadamente 12 metros de comprimento, e 4 metros na altura da coluna, que era de leve posicionada diagonalmente para cima, quando andava sobre quatro patas. Ocasionalmente andava sobre duas patas, também, e mesmo em pé, devido a sua postura corcunda, continuava na faixa de 4 metros. Possuía um bico revestido de queratina, contendo ao fundo cerca de 1300 minúsculos dentes, para sua alimentação, rica em folhas, frutas e sementes.



Vivam em grandes manadas nômades, constituindo de centenas de membros ou mais Após atingir a fase adulta, ele era expulso de seu bando para formar o seu próprio coletivo, e isto ajudava bastante a povoar os locais e ir se expandido. Porém, enfrentavam fortes problemas com predadores, tais como Dromeossauros e Tiranossauros, dois exímios caçadores de sua época.

Ao julgar pela dócil aparência, era de se imaginar que eram indefesos, no entanto, quando os cientistas examinaram seus ossos, viram que se tratava do contrário. Seu esqueleto era grande e resistente, e a pele era dura e grossa com até 8 cm de espessura, tanto é que foram encontradas impressões fossilizadas de pele. Além do corpo forte, o Edmontossauro contava com uma cauda de 7 metros de comprimento que, por sua vez, era poderosa e capaz de fazer um pequeno carro rolar. Possuía tamanho, um preparo físico melhor que os de seus primos antigos, Tenontossauro e Maiassauro, e a proteção de um bando. Tomografias computadorizadas no crânio do Edmontossauro, sugerem que ele podia emitir sons, vindos de seu saco nasal, isso poderia servir de comunicação com seus semelhantes, para casos de ataque, rituais de acasalamento, quem sabe. Não eram tão inteligentes, entretanto, eram o suficiente para ter um desempenho de sobrevivência considerável.



Informações do dinossauro

Nome: Edmontossauro.
Nome cientifico: Edmontosaurus regalis, Edmontosaurus annectens e Edmontosaurus saskatchewenensis.
Tamanho: Cerca de 12 metros de comprimento e 4 metros de altura.
Peso: Cerca de 4 toneladas.
Local: América do Norte.
Época: Cretáceo.
Alimentação: Herbívora.
Grupo: Ornitópode.
Família: Hadrosauridae.

















2 comentários:

  1. ele era agressivo ou era pacífico como o shantuga?

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que ele não era tão agressivo,apenas quando fosse atacado.Opinião minha

    ResponderExcluir