quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Dinossauros (DESATUALIZADO)











Assunto: Oi pessoal! Hoje eu vou falar sobre o nome "Dinossauros". O significado, a origem, os grupos, famílias, subordem, etc.

Significado do nome: O nome "Dinossauro" significa "Lagarto terrível". Esse nome foi batizado a muito tempo atrás. Mas este nome não é muito adequeado, porque os dinossauros, na verdade não eram muito parecidos com os lagartos, e eles não eram assim tão terríveis.

A origem do nome: A palavra "Dinossauro" foi inventada em 1842 pelo professor Richard Owen, um estudioso de fósseis na Inglaterra. Ele descobriu que alguns dos maiores fósseis partenciam a um grupo de animais sem nome. Então batizou-os de dinossauros, que significa "Lagartos terríveis".

Tempo de vida dos dinossauros: Os dinossauros viveram há milhões de anos atrás. Eles conseguiram dominar o planeta terra por 160 milhões de anos. Os dinossauros viveram na era Mesozóica que se dividiam em 3 perídos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. O Período Triássico é o mais antigo da era Mesozóica que começou de 230 milhões e terminou a 195 milhões de anos atrás. Nessa época, os continentes da terra eram todos juntos formando um só chamado, Pangéia. Os primeiros seres, eram as plantas, os mamíferos, os lagartos, insetos e as bactérias. Logo depois os dinossauros surgiram. No período Jurássico o continente se devidiu em 2 partes formando 2 continentes, a Laurásia e a Gondwana. O Período Jurássico ocorreu de 195 milhões até 135 milhões de anos atrás. O último é o Cretáceo, que se iniciou há 135 milhões e terminou há 65 milhões de anos atrás. Nessa época, os continentes se dividiram e outras partes formando os que conhecemos hoje. As primeiras plantas com flores surgiram no Cretáceo. Foi nessa mesma época em que os dinossauros morreram.

A extinção dos dinossauros: Há 65 milhões de anos atrás, os dinossauros morreram. Há muitas teorias sobre o que aconteceu. Eu vou falar quais são, mas primeiro as absurdas:

Teorias falsas:

Câncer de pele: Muitos cientistas pensam que devido aos raios ultra violetas os dinossauros ficaram com câncer na pele e morreram. Mas como isso aconteceu se o clima ia mudando? Além disso existiam dinossauros capazes de resistir a tiros de Bazooka. Então é claro que muitos iriam resistir.

Catarata: Acredita-se que alguma coisa aconteceu que fez os dinossauros ficarem com catarata, isso fez com que os dinossauros caissem de abismos. Isso sem cometários.

Burrice: Os dinossauros morreram por não ser inteligentes. Isso é bem ridículo. Muitos dinossauros tinham crânios de formatos diferentes e cérebros de tamanhos diferentes. Muitos eram inteligentes. Se os dinossauros dominaram a terra por 160 milhões de anos sendo burros, imaginam inteligentes?!

Teorias verdadeiras:

Mudanças no clima: Dinossauros podem ter morrido por muitas mudanças no clima fazendo uns morrer de frio e outros de calor..

Maremotos: Poderiam ter ocorrido vários maremotos que são ondas gigantes. Esses maremotos poderiam ter afogado muitos dinossauros que não sabiam nadar.

Erupções vulcânicas: Muitos vulcões entraram em erupção soltando bastante lava. A lava ia derretendo tudo que tocava e ela poderia ter feito isso com os dinossauros.

Terremotos: Podem ter havido vários terremotos no mundo matando os dinossauros. Terremoto é quando o chão racha e se quebra. O chão deveria ter quebrado e os dinossauros caído em abismos e morrido com a queda.

Doenças: Muitos dinossauros poderiam ter desenvolvido doenças contagiosas matando todo mundo. Caso um pega, ele contamina qualquer um e é isso que deveria ter acontecido.

Fome: Alguma coisa poderia der feito que com uma camada surgiria e se espalhasse pela atmosfera tampando a luz do sol. Sem luz as plantas morreriam, depois os herbívoros e depois os carnívoros até não restar ninguém.

Meteoro: Essa é a teoria mais aceita, pois no Golfo do México, havia uma cratéra gigantesca feita por um meteoro. O meteoro pode ter caído e exterminado todo mundo.

Mas acho que todas as teorias verdadeiras estejam certas. Juntando tudo, pode-se saber o que realmente aconteceu, olha o que aconteceu: Há 65 milhões de anos atrás, um meteoro gigante de 9-13km de diâmetro aproximou-se da terra. Ele deveria ter sido atraído por algo. O meteoro caiu no Golfo do México e fez uma explosão equivalente a 1 milhão de bombas atômicas. Quando o meteoro explodiu, ele espalhou muitos outros. Depois a explosão causou maremoto afogando muitos dinossauros que não sabiam nadar. Depois, terremotos levaram os dinossauros ao um abismo. Logo após os vulcões ficaram irritados com tudo isso e entrou em erupção derretendo as coisas. O clima mudou e matou mais outros. Por causa disso dinossauros pegaram doenças e foram contaminando um ao outro e eles morreram. Devido as erupções vulcânicas, e o meteoro, uma camada se espalhou e ficou parada em torno da terra por anos bloqueando a luz do sol. Sem luz, as plantas acabaram morrendo. Depois os herbívoros morreram sem ter o que comer e eles morreram. Depois os carnívoros também morreram de fome. E aí eles desapareceram. Numa escala de 0 à 100. Acho que o meteoro matou 30%, o maremoto matou 5%, terremoto deve ter matado mais 5%, erupção vulcanica 5%, clima deve ter matado 10%, doenças deve ter matado 20% e a fome 25%. Eu acho. Depois disso tudo, 64 milhões de anos depois, quem surgiu foi o famoso homem das cavernas. Ele não viveu junto com os dinossauros. Se não os dinossauros iriam matar eles. E mesmo que os homens das cavernas tenham sobrevivido aos dinossauros não iria sobreviver a extinção. Se os homens das cavernas morressem, nós não existiríamos, pois os homens das cavernas foram evoluindo até aqui.

Reprodução dos dinossauros: Existem pessoas que pensam que os dinossauros bebês nascem na barriga da mãe como os mamíferos. Mas na verdade, os dinossauros bêbes nasciam em ovos. Existem pessoas que também pensam isso como eu pro exemplo. Eu vou falar como eles se reproduziam:

Um dinossauro fêmea e um dinossauro macho acasalam. Depois de algum tempo, o macho cava um buraco e ali a fêmea coloca os seus ovos. Logo após macho e fêmea colocam folhas e galhos secos para produzirem muito calor. Os filhotes nascem. Ao em vez da fêmea dar leite para eles, o que é impossível é claro, ela fica vigiando o ninho, e o macho traz alimento para eles. Se os filhotes forem carnívoros, o macho pegará carne, mas se o filhote for herbívoro, ele pegará plantas, mas se os filhotes forem onívoros, acho que o macho pegará carne e planta. É assim que funciona. Mas nem todos os dinossauros faziam ninhos.

Tipos de dinossauro: Existiram vários tipos de dinossauros. Muitos deles eram caracterizados por espinhos, barbatanas, chifres, garras, dentes afiados, couraça, cristas, etc.

Espécies de dinossauro: Como no mundo animal, no mundo pré-histórico, para separar cada espécie, também há grupos, famílias, subordens, filos etc. No mundo dos dinossauros, quem vem primeiro é os grupos depois as famílias e vai indo. Os grupos são de 9 ou 10 tipos. Todos eles incluem herbívoros, exeto um que é de carnívoros. Vamos ver quais grupos são:

Anquilossauros

Ceratópsídeos

Estegossauros

Nodossauros

Ornitópodes

Paquicefalossauros

Prossaurópodes

Proceratópsídeos

Saurópodes

Terópodes

O grupo "Anquilossauros" é composto de dinossauros encouraçados como o Anquilossauro, Saichinia, Gastônia, Euplocéfalo, Pinacossauro, Tarchia etc. Já o grupo "Ceratópsídeos" é composto de dinossauros com chifres como o Triceratops, Torossauro, Anchiceratops, Zuniceratops, Kosmoceratops, Avaceratops, etc. Já o grupo "Estegossauros" é composto de dinossauros com placas ósseas como o Estegossauro, Kentrossauro, etc. Já o grupo "Nodossauros" é composto de dinossauros esquisitos como o Nodossauro, Minmi etc. O grupo "Ornitópodes" é composto de dinossauros "Bico-de-pato" como o Parassaurolofo, Coritossauro, Maiasaura, Edmontossauro, Saurolofo, Tenontossauro etc. O grupo "Paquicefalossauros" é composto de dinossauros de cristas duras como o Paquicefalossauro, Stygimolch, etc. O grupo "Prossaurópodes" é composto de dinossauros como o Plateossauro, Melanorossaro etc. O grupo "Proceratópsídeos" é composto de outros dinossauros como o Protoceratops, etc. O grupo "Saurópodes" é composto de dinossauros de pescoço comprido como o Braquiossauro, Patagossauro, Diplodoco, Argentinossauro, Seismossauro, Sauróposeidon, Mussauro, Titanossauro, Amargassauro, Pelorossauro, Ultrassauro, Apatossauro, Camarassauro, Amazonssauro, Shunossauro, Puertassauro, Amphicoelias, Gondwanatitan, Antarctossauro, Paralititan, Mamenquiossauro etc. O grupo "Terópodes" é composto de dinossauros carnívoros como o Tiranossauro Rex, Velociraptor, Utahraptor, Megaraptor, Gigantoraptor, Deinonychus, Estauricossauro, Coelurus, Giganotossauro, Carcharodontossauro, Espinossauro, Mapussauro, Tyrannotitan, Compsoganto, Ceratossauro, Proceratossauro, Procompsognato, Carnotauro, Chilantaisaurus, Kaijangosaurus, Metriacanthosaurus, Alossauro, Albertossauro, Daspletossauro, Tarbossauro, Nanotirano, Barinonix, Suchomimo, Irritator, Angaturama, Cristatusaurus, Siamossauro, Herrerassauro, Galimimo, Coelophisis, Eoraptor, Oviraptor, Microraptor, Dromeossauro etc. E também tem várias famílias como:

Spinosauridae

Tyrannosauridae

Carcharodontosauridae

Brachiosauridae

Diplodocidae

Titanosauridae

Dromaeosauridae

Abelisauridae

Allosauridae

Camarasauridae

etc.

Subordens são dados do dinossauro.

Nas primeira foto postada, você pode ver a cabeça de um T-Rex. Na segunda, você pode ver 2 T-Rex acasalando. Na terceira foto, um T-Rex macho levando alimento para os filhotes. Na quarta foto, um Alossauro alimentando os filhotes. Na quinta foto, uma tabela sobre a era Mesozóica. Na sexta foto, uma escala do tamanho dos dinossauros. Na sétima foto, o meteoro que caiu na terra há 65 milhões de anos atrás. Na oitava foto, os dinossauros morrendo nas erupções vulcanicas. Na nona foto, um Dilofossauro olhando o meteoro chegar. E na décima e última foto, o tamanho dos terópodes. Uma escala do tamanho deles. Eu fiz a montagem. Vocês podem ver meu nome ali. Pronto. Já falei tudo.

Fontes: AVPH, You Tube, blog Tempo Dos dinossauros http://tempodosdinossauros.blogpsot.com/ livros e meu conhecimento. Meu conhecimento é 50%, AVPH é 30%, You Tube é 5%, blog tempo dos dinossauros 15%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário