terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Megalodon

O nome Megalodon tem como significado "Dentes grandes", nome dado devido ao tamanho de seus dentes, com incríveis 17 cm. É possível estimar o tamanho de um tubarão a partir dos dentes, e os do Megalodon eram enormes, várias vezes maior que de qualquer outro tubarão que possa imaginar. Foram encontrados principalmente os dentes, e a centra vertebral, o que impedia de encontrar mais achados, era o detalhe de que a maior parte de seu esqueleto, assim como o de todos os tubarões, era feito de cartilagem, e não ossos.


Foi um dos maiores predadores que já existiu, e muito provavelmente o maior tubarão, também, dominando os oceanos há cerca de 28 a 16 milhões de anos atrás. Não só os dentes, como também todo o seu corpo, era literalmente três vezes maior que o do temido Tubarão Branco, com uma média de 18 metros de comprimento. Suas mandíbulas eram gigantes, capazes de se expandir até mais de 2 metros, e exercer uma pressão estimada de 20 toneladas, 3,4 vezes a mordida de um Tiranossauro Rex. Somando isso aos eficientes e numerosos dentes triangulares e serrilhados, o Megalodon tinha a capacidade de matar realmente qualquer coisa que entrasse em seu caminho, incluindo grandes baleias predadoras. Seus fósseis foram escavados vários lugares do mundo, tais como África, América do Norte, América do Sul, Austrália, Brasil, Cuba, Europa, Granadinas, Índia, Jamaica, Japão, Madagascar, Malta, Nova Zelândia, Porto Rico e Sergipe, mostrando como tinha bastante domínio e estava num ponto importante da cadeia alimentar no ecossistema.


Foram encontrados marcas de mordida em vértebras de baleia, que combinavam com os dentes do Megalodon, isso significava que elas serviam perfeitamente como presas deste aterrorizante predador, de nada serviria ter tanto tamanho, força e massa muscular, se não fosse para caçar animais desse porte, e só uma baleia teria conteúdo o suficiente para sustentar um animal imenso como o Megalodon.


Acredita-se que o Megalodon adotava de estratégias de caça, ao perseguir baleias, ele mordia e destruía suas estruturas propulsoras, para imobilizá-las, então, ele conseguiria tranquilamente dilacera-la e mata-la. Ele também poderia contar com o fator surpresa: supondo que suas cores sejam como as do tubarão branco, cinza escurecido e branco, ele poderia camuflar-se nas águas, o que estivesse acima, veria abaixo somente a escuridão das profundezas do mar, e o que estivesse abaixo, veria acima a luz do sol. Isto lhe daria vantagem para exercer o plano de imobilizar as vítimas, o único detalhe é que uma de suas possíveis presas, a Brygmophyseter, conhecida como cachalote-mordedora, por causa de seus dentes enormes, contava com um sonar que conseguiria detectar um Megalodon antes que o mesmo a atacasse de surpresa. Fora que ela andavam em bandos, então elas, poderiam se tornar perigosas até mesmo para o Megalodon.

Há teorias de que o Megalodon ainda possa existir nos dias de hoje. As condições de preservação nos mares são mais favoráveis, tanto é que após a extinção em massa dos dinossauros, espécies de criaturas marinhas puderam sobreviver e continuar evoluindo. Os Megalodons vieram depois, logo, teria mais chances de continuar vivendo, do que em tempos mais antigos. O mar é bastante misterioso, se tem mais conhecimento sobre o espaço, do que o próprio mar, então, não se sabe o que possa habitar por lá. O fato de espécies pré-históricas de peixe terem sidas descobertas há não muito tempo, reforça essa teoria, e acredita-se que os Megalodons foram se adaptando para viver em regiões mais profundas e inacessíveis. Você acredita que ele ainda existe?



Informações do dinossauro
Informações do TubarãoNome: Megalodon.
Nome: Carcharodon Megalodon.
Tamanho: De 15 à 20 metros de comprimento e 2,0 a 3,5 de altura.
Peso: Cerca de 50 toneladas.
Local: Oceano Pacífico e Atlântico.
Época: Mioceno.
Alimentação: Carnívora.
Família: Lamnidae.


Fonte: Wikipédia.

5 comentários:

  1. megalondon nunca foi visto por uma pessoa , mais ele poderia estar nas profundessas do mar ?

    ResponderExcluir
  2. Esse megalodon existiu no tempo dos dinossauros e isso

    ResponderExcluir
  3. Bem na verdade isso é um peixe não um dinossauro!

    ResponderExcluir